Um mundo cada vez mais cheio de fast-food e guloseimas. Neste cenário, a competição dos alimentos saudáveis com aqueles que fazem os olhos das crianças brilharem e a boca encher d’água tem ficado cada dia mais injusta para os pais e responsáveis que buscam vida saudável para os pequenos. “Não sei o que fazer para meu filho comer mais frutas, legumes e verduras”. É quase certeza que todo mundo já passou por isso, ou ouviu esta frase da boca de pais preocupados com os hábitos alimentares dos filhos.


Um levantamento de 2018, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), aponta que a forma de comer do brasileiro vem mudando. Na pesquisa, cerca de 80% dos entrevistados disseram preferir alimentos mais saudáveis na hora de fazer seu prato. Ainda assim, a relação das crianças com esse tipo de comida ainda é um desafio a ser superado por muitos. Fazer com que elas escolham frutas ao invés de guloseimas é o sonho de muitos pais. E apesar de parecer difícil, essa tarefa não é impossível.
Nessa hora, vale apostar na criatividade. Atrair os pequenos para este mundo por meio da diversão e, ao mesmo tempo, fazer com que elas entendam que o consumo destes alimentos é fundamental para garantir um bom crescimento e aumentar as defesas de seu organismo.


Apostar em cores e formas é uma boa opção, como explica a nutricionista do Fort Atacadista Glaucia Stasiak. “Elas apreciam coisas coloridas. Por isso, precisamos propor invenções com as frutas e legumes no prato. Fazer um rosto de palhaço, por exemplo, com os olhos de uva e a boca com meia banana. Isso cria certo estímulo na criança. Outra dica, é colocar frutas, verduras e legumes picadas em espetinhos ou fazer salada de frutas cortando os ingredientes em formatos diferentes”, ensina Glaucia.
Durante o período de férias até a volta às aulas, o calor é intenso na maior parte do Brasil. É época de verão. Por isso, é extremamente importante tomar cuidados com a saúde. E talvez este seja o momento ideal para ensinar os pequenos a importância de comer frutas, legumes e verduras, as grandes aliadas no cuidado com a saúde.


Nesta época, o calor faz com que a transpiração aumente, e o corpo perca estes nutrientes. Melancia, morango, pêssego, melão, framboesa, abacaxi, pepino, abobrinha, tomate, cenoura, alface e repolho, são alguns dos alimentos que possuem alta concentração de líquido e ajudam o corpo a se hidratar. Esta fartura de saúde pode ser encontrada nos hortifrutis das unidades do Fort Atacadista do Distrito Federal.
No caso das frutas, Glaucia ressalta que é importante incentivar o consumo não somente por meio de sucos, pois “as frutas in natura possuem uma alta quantidade de fibra, enquanto em sucos, uma parte disso acaba se perdendo”.
Assim como os adultos, as crianças também podem não gostar de certos alimentos. Ao invés de insistir, é importante que os pais busquem outras alternativas, de formas consumo ou de novos alimentos. Fazer com que as crianças enxerguem as frutas, legumes e verduras como grandes amigos de seu corpo e saúde, de uma forma atraente para elas, é o grande estímulo que os pais podem dar para ver os filhos com hábitos alimentares saudáveis.  
Pensando nisso, as unidades do Fort Atacadista têm em seus hortifrutis uma enorme variedade de legumes, frutas e verduras, sempre frescas e selecionadas, para pais e filhos, e os mais diversos paladares.