A nova diretoria da Unale, presidida pela deputada baiana Ivana Bastos (PSD), foi oficialmente empossada nesta segunda-feira (10), em cerimônia realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)

 

O presidente da Casa, Rafael Prudente (MDB), pontuou a honra de receber a reunião. “É tão bom ver que cada vez mais, por meio da Unale, o Parlamento está forte e atuante, participando de debates estaduais e nacionais”, disse.

“Quero iniciar minha gestão agradecendo a presença e a confiança dos parlamentares de todo o País, que acreditam que podemos fazer a diferença”, discursou a presidente da Unale, Ivana Bastos, logo após ser diplomada e assinar o termo de posse.

A parlamentar ainda ressaltou que a entidade é feita pela união de esforços ao longo de seus 23 anos e que irá continuar as bandeiras já trabalhadas, mas que haverá uma renovação. “Vamos inovar e trazer mais temas para o debate, aprimorar nosso trabalho e colocar o jovem em pauta”, destacou.

O tema do novo mandato, apresentado hoje, será “Unale 2020, uma nova década”, e irá trabalhar em parceria com a Secretaria Nacional da Juventude. O objetivo é aproximar a juventude da política e trabalhar o empreendedorismo e novas tecnologias.

Também foram empossados os demais membros da nova Diretoria Executiva . Na ocasião, o deputado Kennedy Nunes (PSD-SC) também fez a prestação de contas do último mandato, quando presidiu a entidade.

COLEGIADO DE PRESIDENTES
Ainda nesta manhã, o presidente da Assembleia Legislativa do Goiás (ALEGO), deputado Lissauer Vieira (PSB), também foi diplomado, como presidente do Colegiado de Presidentes das Casas Legislativas do país. “Vamos cada vez mais buscar o benefício coletivo da sociedade, dar dinamismo e uma nova visão política ao povo”, pontuou Lissauer.

COMENDA UNALE
Em homengem aos relevantes serviços prestados durante seu mandato de presidente da Unale, o co-fundador, ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Agostinho Patrus, foi agraciado com a Comenda Unale. Quem recebeu a honagem póstuma foi o filho e também deputados estadual e presidente da Casa mineira, Agostinho Patrus (PV).

Diretoria Executiva da Unale – Gestão 2020

DIRETORIA EXECUTIVA NOME PARLAMENTAR 
Presidente DEPUTADA IVANA BASTOS (BA)
Vice-presidente Região Sul DEPUTADO VILMAR ZANCHIN (RS)
Vice-presidente Região Norte DEPUTADO RICARDO AYRES (TO)
Vice-presidente Região Nordeste DEPUTADO RICARDO BARBOSA (PB)
Vice-presidente Região Sudeste DEPUTADO WELLINGTON MOURA (SP)
Vice-presidente Região Centro-Oeste DEPUTADO LÍDIO LOPES (MS)

Secretário-Geral DEPUTADO RODRIGO DELMASSO (DF)
Secretário do Estado do ACRE DEPUTADO NENEM ALMEIDA (AC)
Secretário do Estado de ALAGOAS DEPUTADA ÂNGELA GARROTE (AL)
Secretário do Estado do AMAPÁ DEPUTADO JORY OEIRAS (AP)
Secretário do Estado do AMAZONAS DEPUTADA ALESSANDRA CAMPÊLO (AM)
Secretário do Estado da BAHIA DEPUTADA FABÍOLA MANSUR (BA)
Secretário do Estado do CEARÁ DEPUTADO SÉRGIO AGUIAR (CE)
Secretário do Estado do ESPÍRITO SANTO DEPUTADO ERICK MUSSO (ES)
Secretário do Estado de GOIÁS DEPUTADO VINÍCIUS CIRQUEIRA (GO)
Secretário do Estado do MARANHÃO DEPUTADO RIGO TELES (MA)
Secretário do Estado do MATO GROSSO DEPUTADO JOÃO BATISTA (MT)
Secretário do Estado do MATO GROSSO DO SUL DEPUTADO HERCULANO BORGES (MS)
Secretário do Estado de MINAS GERAIS DEPUTADA CELISE LAVIOLA (MG)
Secretário do Estado do PARÁ DEPUTADA ANA CUNHA (PA)
Secretário do Estado da PARAÍBA DEPUTADO RANIERY PAULINO (PB)
Secretário do Estado do PARANÁ DEPUTADO ANTÔNIO ANNIBELLI (PR)
Secretário do Estado de PERNAMBUCO DEPUTADO ROGÉRIO LEÃO (PE)
Secretário do Estado do PIAUÍ DEPUTADO GESSIVALDO ISAIAS (PI)
Secretário do Estado do RIO DE JANEIRO DEPUTADA TIA JU (RJ)
Secretário do Estado do RIO GRANDE DO NORTE DEPUTADO GUSTAVO CARVALHO (RN)
Secretário do Estado do RIO GRANDE DO SUL DEPUTADA SILVANA COVATTI (RS)
Secretário do Estado de RONDÔNIA DEPUTADO DR. NEIDSON (RO)
Secretário do Estado de RORAIMA DEPUTADA IONE PEDROSO (RR)
Secretário do Estado de SANTA CATARINA DEPUTADO RODRIGO MINOTTO (SC)
Secretário do Estado de SÃO PAULO DEPUTADO ITAMAR BORGES (SP)
Secretário do Estado de SERGIPE DEPUTADO GORETTI REIS (SE)
Secretário do Estado de TOCANTINS DEPUTADO OLYNTHO NETO (TO)

Tesoureiro-Geral DEPUTADO DIOGO CASÉ MORAES (PE)
Tesoureiro DEPUTADO LUIS TCHÊ (AC)
Tesoureiro DEPUTADO GABRIEL PICANÇO (RR)
Tesoureiro DEPUTADO MARTINHO CARMONA (PA)
Tesoureiro DEPUTADO ADJUTO AFONSO (AM)
Tesoureiro DEPUTADO MARCELO CRUZ (RO)

CONSELHO FISCAL 
PRESIDENTE DEPUTADO ALENCAR SILVEIRA JR. (MG)
Vice-presidente DEPUTADO KENNEDY NUNES (SC)
Secretário DEPUTADO ARTAGÃO JUNIOR (PR)
Membro DEPUTADO LUIZ GONZAGA (AC)
Membro DEPUTADO JORGE EVERTON (RR)
Membro DEPUTADO SEVERO EULÁLIO (PI)
Membro DEPUTADO GILVAN BARROS (AL)
Membro DEPUTADO GEORGEO PASSOS (SE)
Membro DEPUTADO JOÃO GONÇALVES (PB)
Membro DEPUTADO ARNALDO MELO (MA)
Membro DEPUTADO LUIZINHO GOEBEL (RO)
Membro DEPUTADO ADERBAL CALDAS (BA)
Membro DEPUTADA CATARINA GUERRA (RR)
Membro DEPUTADO AGLAISON VICTOR (PE)

A Câmara Legislativa do Distrito Federal recebeu nesta segunda-feira (10), no plenário, a solenidade de posse da presidência e diretoria executiva da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) para o ano de 2020. A nova presidente é a deputada baiana Ivana Bastos (PSD/BA), quem assume a cadeira antes ocupada pelo catarinense Kennedy Nunes (PSD/SC). O vice-presidente da CLDF, Delmasso (Republicanos), assume a Secretaria-Geral da entidade.

Em seu discurso, na presença de parlamentares de diversos estados do Brasil, Ivana Bastos agradeceu a confiança dos colegas e reforçou o compromisso de tornar a Unale "cada dia mais forte". Aproximar a juventude da política e estimular o desenvolvimento de políticas públicas de apoio ao empreendedorismo e de capacitação para a área de novas tecnologias estão entre as prioridades da gestão.

O ex-presidente da Unale, Kennedy Nunes, prestou contas de seu mandato à frente da instituição. Segundo ele, o número de deputados filiados aumentou de 550, em 2018, para 745. Ele também registrou faltar apenas a adesão das assembleias legislativas do Rio de Janeiro e de Alagoas para a entidade ter 100% dos legislativos estaduais filiados. "Hoje, a Unale é respeitada pelos diversos Poderes e órgãos do País", comentou.

O presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente (MDB), participou da cerimônia de posse e disse ser uma honra receber, na Casa, parlamentares de todo o Brasil. "É preciso fazer isso mais vezes, para fortalecer os legislativos e sermos mais protagonistas das discussões locais e nacionais. Estamos em local estratégico, perto do Congresso Nacional", afirmou.

A solenidade foi marcada também por homenagens. A Unale entregou comenda ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Geras (ALMG), Agostinho Patrus (PV/MG), filho do ex-deputado estadual de mesmo nome, um dos fundadores da agremiação. "Falecido há cerca de 10 anos, meu pai foi o primeiro presidente da Unale, em 1996. Ele estaria feliz de ver no que a instituição se transformou", disse.

Além da presidente Ivana Bastos, tomaram posse nesta manhã os cinco vice-presidentes (um de cada região geográfica do País); o secretário-geral (Delmasso) e os secretários de cada um dos estados filiados, bem como os integrantes da tesouraria e do conselho fiscal. Além disso, após a solenidade, foi aberta outra cerimônia, desta vez para empossar o novo nome à frente do Colegiado de Presidentes das Casas Legislativas. Quem assumiu a cadeira foi o deputado Lissauer Vieira (PSB/GO).