Como as aprendizagens da vida são essenciais para as tomadas de decisão


 

A educação, desde os anos iniciais da vida de uma pessoa, é muito importante para o seu desenvolvimento. Como um direito que deve ser garantido a todos, a educação, além de ajudar individualmente – afinal, os que estudam possuem maior chance de alcançarem os seus objetivos de vida, - faz com o que o  país inteiro avance. É pela educação que aprendemos a nos preparar para vida. 

A educação, no entanto, ao contrário do que muitos acreditam, não é somente adquirida nas escolas. Muito além disso, “o que aprendemos nas salas de ensino primário é o básico da aprendizagem”, afirma a gestora de carreira, coach e especialista em RH, Madalena Feliciano. 

Além das matérias comuns, com o passar do tempo precisamos lidar melhor com outras formas de aprendizado e tomadas de decisão. Exemplos claros disso são a necessidade de escolher uma carreira a seguir, entender o momento de desistir de algo e, principalmente, a capacidade de poder se autoconhecer melhor. Todos esses adquiridos por meio da educação emocional. 

Muitas vezes os jovens, com menos de 18 anos, são obrigados a escolher a carreira que vão seguir pelo resto das suas vidas. Todavia, com pouca experiência de vida, é difícil saber qual o melhor caminho a se tomar. “Uma ótima ajuda para esses momentos é o coaching, que pode ajudar as pessoas a enxergarem melhor um caminho para elas”, afirma a especialista. A solução está dentro delas próprias, mas muitas vezes elas não a enxergam sozinhas.

E esse é só um dos casos. Profissionais já renomados também têm o direito de se sentirem perdidos de vez em quando. Quando a pressão é muito grande, é comum que haja uma preocupação maior. E isso vale tanto para a vida pessoal quanto para a profissional. Nós não somos educados para aprender a lidar com a pressão do mundo externo, e sim para lidar com assuntos teóricos.

E esse é o problema: aprendemos muitas teorias, mas não sabemos como colocá-las em prática. Quantos conteúdos teóricos você aprendeu e não colocou em uso? E quantos ensinamentos práticos deixou de ter? Ou melhor, quantas coisas você aprendeu e tentou colocar em prática? Reflita.

Procurar ajuda de um coach experiente pode ser um passo importante no desenvolvimento do seu autoconhecimento, educação e tomadas de decisões. É muito importante estar sempre aberto a novas possibilidades em todas as áreas da vida, mesmo que elas resultem em erros. Afinal, é só assim que se aprende de verdade.

Madalena Feliciano

Gestora de Carreira e Hipnoterapeuta

(11) 2737-1685 e 9 47706543

https://madalenafeliciano.com.br/

https://www.instagram.com/madalenafeliciano/

https://www.facebook.com/madalena.feliciano1

https://www.linkedin.com/in/madalenafeliciano/

madalena@ipcoaching.com.br

www.ipcoaching.com.br

www.outlierscareers.com.br

Rua Engenheiro Ranulfo Pinheiro Lima, nº 118, Ipiranga/SP.